Além do Acordo de Sócios, o projeto precisa ser bem específico e indicar todas as metas, recompensas e obrigações que os funcionários devem atender para possibilitar seu ingresso na sociedade, de modo que crie um ambiente propício ao crescimento individual e da equipe.
Além dos pontos mais simples, como definição de metas por cargo e eventuais benefícios do cumprimento de metas, há outro fator muito importante para um bom andamento do Programa de Partnership: Valuation.
O Valuation é o valor da empresa em si, e é obtido através de uma fórmula definida pelos sócios e adicionada ao Acordo. Como não há uma regra para definir exatamente o valor de uma companhia, os administradores definem a fórmula, que deve tentar se aproximar ao máximo do valor real.
Isto é importante porque define claramente como é calculado o valor de cada quota. É possível, assim, transformar o percentual ofertado a determinado colaborador em um valor financeiro, possibilitando a entrada deste no quadro de sócios.
Atualmente, o modelo é visto como aplicável somente para grandes empresas, mas, na verdade, é até mais aconselhável que seja parte do processo de expansão, pois diminui o tempo para que ocorra e provoca um crescimento mais sustentável.
É preciso entender (e se adaptar) que vem crescendo o número de pessoas que buscam maior autonomia no ambiente de trabalho. Portanto, a busca por empresas que permitem ascensão e fluidez no quadro societário é uma consequência natural.
Desta forma, o Partnership deixa de ser um método de crescimento empresarial, e vira um programa completo em que oferece expansão à empresa, aumento de valor ao negócio e possibilidade de um plano de carreira completo aos colaboradores que se identificarem com o projeto e cumprirem as metas determinadas.
Além disto, a transparência surge como mais um ponto positivo. Como há definições, prazos e fórmulas no Acordo de Sócios, aliados às metas estabelecidas previamente, o programa valoriza os mais identificados com a empresa, permitindo um crescimento saudável com base em transparência de todas as normas internas.
Por fim, entendemos que este modelo é um dos mais favoráveis ao crescimento empresarial, e tende a ser cada vez mais comum entre as empresas.