Santos Rocha

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PARCERIAS

Partnership

4 de julho de 2021
A construção de um modelo de Partnership vem sendo cada vez mais procurada por empreendedores para expandir seus negócios. Esta ferramenta, inclusive, foi apontada como fator crucial no crescimento de empresas (XP Investimento, AMBEV).

O Partnership, basicamente, é uma estrutura empresarial que permite aos funcionários crescerem até a posição de sócios. Por outro lado, isto gera um engajamento maior destes à companhia, aumentando a produtividade e eficiência.

Contudo, talvez o ponto mais comemorado deste sistema seja a manutenção de grandes talentos. Afinal, se há um funcionário qualificado, a empresa deve criar meios para atrair cada vez mais seu projeto de carreira para si, e não para concorrentes.
O modelo de Partnership é bastante adaptável e deve considerar o nicho de mercado da empresa em questão. A estruturação tem por base o Acordo de Sócios, que é um documento elaborado entre os proprietários, no qual constam as regras mais importantes relativas ao sistema que será adotado, considerando percentuais, valores, modo de entrada de novos sócios.
Além do Acordo de Sócios, o projeto precisa ser bem específico e indicar todas as metas, recompensas e obrigações que os funcionários devem atender para possibilitar seu ingresso na sociedade, de modo que crie um ambiente propício ao crescimento individual e da equipe.

Além dos pontos mais simples, como definição de metas por cargo e eventuais benefícios do cumprimento de metas, há outro fator muito importante para um bom andamento do Programa de Partnership: Valuation.

O Valuation é o valor da empresa em si, e é obtido através de uma fórmula definida pelos sócios e adicionada ao Acordo. Como não há uma regra para definir exatamente o valor de uma companhia, os administradores definem a fórmula, que deve tentar se aproximar ao máximo do valor real.

Isto é importante porque define claramente como é calculado o valor de cada quota. É possível, assim, transformar o percentual ofertado a determinado colaborador em um valor financeiro, possibilitando a entrada deste no quadro de sócios.

Atualmente, o modelo é visto como aplicável somente para grandes empresas, mas, na verdade, é até mais aconselhável que seja parte do processo de expansão, pois diminui o tempo para que ocorra e provoca um crescimento mais sustentável.

É preciso entender (e se adaptar) que vem crescendo o número de pessoas que buscam maior autonomia no ambiente de trabalho. Portanto, a busca por empresas que permitem ascensão e fluidez no quadro societário é uma consequência natural.

Desta forma, o Partnership deixa de ser um método de crescimento empresarial, e vira um programa completo em que oferece expansão à empresa, aumento de valor ao negócio e possibilidade de um plano de carreira completo aos colaboradores que se identificarem com o projeto e cumprirem as metas determinadas.

Além disto, a transparência surge como mais um ponto positivo. Como há definições, prazos e fórmulas no Acordo de Sócios, aliados às metas estabelecidas previamente, o programa valoriza os mais identificados com a empresa, permitindo um crescimento saudável com base em transparência de todas as normas internas.

Por fim, entendemos que este modelo é um dos mais favoráveis ao crescimento empresarial, e tende a ser cada vez mais comum entre as empresas.